Programação

Segunda 22/11

10h – MESA: Abertura - "Teatro e educação: conceitos e contextos"
A mesa pretende discutir historicamente os diversos contextos de atuação da parceria entre teatro e educação, debruçando-se sobre o que há de comum e de específico nos campos da ação cultural em teatro e da educação formal. 
Convidados: Joaquim Gama (SP Escola de Teatro), Suzana Schimitd (Teatro Vocacional) e Nelson Galvão (EMEF Céu Perus).

14h – Apresentação de TCC:  Teatro concreto: uma experiência de ensino de teatro entre as artes plásticas e a dança
O projeto buscou desenvolver um processo de ensino inspirado na idéia de arte-não representacional dos artistas plásticos do Modernismo valendo-se dos procedimentos criativos dos sistemas Klauss Vianna e Viewpoints.
Aluno: Daniel Cordova
Banca: Profº Luiz Fernando Ramos (CAC)


Terça 23/11

10h – MESA: "Grupos teatrais e ações educativas"
A mesa pretende discutir as ações educativas empreendidas por grupos teatrais paulistanos como parte de seu trabalho artístico em seus respectivos contextos de atuação, através dos depoimentos de representantes de dois grupos contemplados pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo e da análise da pesquisadora Maria Lucia Pupo sobre o mesmo programa.
Convidados: Maria Lúcia Pupo (CAC/ECA), Cia. Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes(Luciano Carvalho) e Brava Companhia (Ademir de Almeida)

14h – Apresentação de TCC: O “teatro como meio” no contexto da escola pública
O teatro aqui não é fim, é meio: meio educacional, meio de leitura e interpretação do mundo em que vivemos, meio de formação de uma atitude crítica frente ao que se aprende e ao que se vê. Meio que leva ao assombro perante aquilo que é dito “natural”. O teatro não é fim, é meio, mas é teatro.
Apresentação do exercício cênico resultante do processo realizado com alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Profº Roberto Mange. 
Aluno: Liz Nátali Sória
Banca: Profº Jaime Cordeiro (FEUSP) e Juliana Jardim (USJT)

16h30 – Apresentação especial: ESTE LADO PARA CIMA - isto não é um espetáculo
A ordem e o progresso fundamentam o surgimento de mais uma cidade, e os seus habitantes vivem em razão do trabalho e sonhando com um futuro de felicidade.
Até que uma crise, causada pelos seus próprios dirigentes, se abate sobre essa metrópole ameaçando a ordem estabelecida, e esses mesmos dirigentes constroem o “mais avançado artefato da tecnologia humana”: A Bolha – que do céu vigiará tudo e todos, para manter as coisas como sempre foram.
O poder do Mercado e o controle das relações humanas exercido por ele são discutidos com um humor anárquico neste trabalho da Brava Companhia, construído para apresentação em rua ou espaços alternativos.
Brava Companhia


Quarta 24/11

10h – MESA: “A formação do professor - um diálogo entre escolas”
A mesa propõe uma discussão acerca dos objetivos artísticos e pedagógicos que norteiam a formação do professor em cada uma das escolas representadas. Trata-se de um caminho para pensarmos as bases a partir das quais direcionamos nossos trabalhos como docentes e o diálogo dessas bases com os diversos contextos de atuação.
Convidados: Carminda Mendes André (UNESP) e Edgar Castro (ELT).
Mediação: Sidmar Gomes.

14h – Apresentação de TCC: Travessias - de onde se é para onde se cria
Este trabalho parte dos olhos do espectador. O que eles veem cotidianamente; como se formam suas lentes de percepção estética, que desejos estas lentes carregam e porque é tão difícil não desejá-los. Em seguida, ele encontra-se com 7 adolescentes, durante uma oficina livre de teatro no SESC Pinheiros. Nesta parceria, investiga modos de condução de um processo de ensino de teatro que ampliem o alcance dessas lentes para além do espectro costumeiro. Então, ele se pergunta como inventar novos habitats de desejo, para que o contato com a ficção permita que se reinvente a vida, minimamente.
Aluno: Fernanda Carnevalli
Banca: Profª Carminda Mendes André (UNESP) e Profª Suzana Schmidt (Teatro Vocacional)


Quinta 25/11

10h – Apresentação de TCC: Refletindo o acaso – um processo de aprendizagem pela improvisação teatral
A relação aqui e agora. De mim, com você e entre nós. Criarmos juntos, ao acaso. Perceber a ação do instante e potencializá-la. Disso decorre essa oficina de improvisação teatral realizada no Ponto de Cultura Commune para jovens e adultos da região. Debruçando-nos juntos sobre a experiência improvisacional, a oficina propôs um trabalho sutil de ampliação da percepção dos alunos com relação a si próprios e ao grupo, refletindo sobre o ato da criação conjunta no momento presente.
Aluna: Deborah Rocha
Banca: Profª Maria Thaís Santos (CAC) e Profº Marcelo Lazzaratto (UNICAMP)

14hs – FÓRUM
O Fórum terá como objetivo discutir nossa formação no curso de Licenciatura em Artes Cênicas da ECA/USP a partir das reflexões proporcionadas pelas atividades desenvolvidas ao longo da semana.
Convidados: estudantes, ex-estudantes e professores do departamento.

Contador de visitas